Chega de reuniões de coordenação improdutivas

Chega de reuniões de coordenação improdutivas

Equipe formada e todos escolhidos a dedo. Agora chega a hora das REUNIÕES DE COORDENAÇÃO para alinhamento e acompanhamento de todo o trabalho a ser desenvolvido no comissionamento.

Para que tenhamos uma boa reunião, é preciso método, preparação e organização. Quanto mais bem preparada uma reunião, maiores são as chances de sucesso. Muitas vezes dizemos a nós mesmos que não temos tempo e deixamos para resolver tudo na hora como a reunião será. Essa postura é arriscada, uma vez que dá mais trabalho corrigir os erros gerados pela falta de preparação do que preparar a reunião.

Quando se estabelece com clareza o objetivo da reunião e o método que será adotado, é mais fácil evitar a dispersão. A reunião precisa ter objetivos bem definidos, e é isso que trouxemos hoje para você de forma um pouco resumida.

 

EXECUÇÃO DO PLANEJAMENTO DO COMISSIONAMENTO

Uma planilha de acompanhamento pré definida e curva de progresso são as ferramentas utilizadas nesta pauta.

O objetivo desta reunião é fazer o acompanhamento da execução do planejamento das etapas do processo de comissionamento, caso não tenha visto sobre as etapas – clique aqui.

A frequência mínima sugerida para ela é quinzenal a partir do início dos trabalhos de planejamento até sua conclusão.

Nesta reunião os participantes serão:

• Coordenador ou gerente do comissionamento;
• Representante de saúde, segurança e meio ambiente da construção;
• Coordenador de completação mecânica da gerenciadora ou da empresa de comissionamento;
• Responsáveis pela elaboração dos procedimentos de comissionamento.
 

HANDOVER DOS PACOTES PARA COMISSIONAMENTO

Uma planilha de acompanhamento pré definida e curva de progresso são as ferramentas utilizadas.

O objetivo dessa reunião é focar e priorizar os recursos para o cumprimento da programação definida no cronograma dos pacotes de comissionamento e correção das pendências classificadas na categoria “A”.

A frequência mínima sugerida é diária a partir dos trabalhos de campo de completação mecânica, conforme cronograma de comissionamento, até a conclusão da transferência de custódia do último pacote para a fase de comissionamento.

Nesta reunião os participantes serão:

• Coordenador ou gerente do comissionamento;
• Representante de saúde, segurança e meio ambiente da construção e/ou operação;
• Coordenador de completação mecânica da gerenciadora ou da empresa de comissionamento;
• Gerente de projeto;
• Gerente de construção;
• Responsáveis das empresas montadoras.
 

CORREÇÃO DAS PENDÊNCIAS CATEGORIA “B”

O objetivo desta reunião é acompanhar o andamento dos trabalhos de correção das pendências classificadas na categoria “B”.

Um relatório com gráfico de pendências será a ferramenta utilizada para a condução desta reunião.

A frequência mínima sugerida é semanal, a partir dos trabalhos de campo de completação mecânica até a conclusão das pendências de categoria “B”, antes da operação assistida.

NOTA: Deverá haver uma melhor avaliação entre os participantes, sobre a existência e a procedência de iniciar as reuniões, em função do andamento e qualidade da montagem, assim como a quantidade de pendências “B” que estão sendo levantadas e solucionadas.

Nesta reunião os participantes serão:

• Coordenador de completação mecânica da empresa de comissionamento;
• Representante de saúde, segurança e meio ambiente da construção e/ou operação;
• Responsável pela gerência do projeto;
• Responsável pela gerência da construção;
• Responsáveis das empresas montadoras.
 

HANDOVER DO PROJETO PARA A OPERAÇÃO

Uma ata de reunião abordando os assuntos relevantes com as ações, responsabilidades e datas definidas deverá ser feita e usada como ferramenta para conduzir esta reunião.

O objetivo desta reunindo é acompanhar e avaliar o processo de handover do projeto para a operação.

A frequência mínima sugerida é mensal, a partir do início da construção até a operação assistida.

Nesta reunião os participantes serão:

• Coordenador ou gerente do comissionamento;
• Responsável pela gerência do projeto;
• Responsável pela gerência da construção;
• Responsável pela gerência da unidade do cliente.

Todas as planilhas citadas e exemplos de gráficos você encontra no livro MELHORES PRÁTICAS DO COMISSIONAMENTO de autoria de Marco Vaz, CEO da PCM Comissionamento.

Gostaria de conhecer mais sobre nosso trabalho? Entre em contato conosco pelo site ou se preferir, pelo telefone +55 (31) 3370-0676. Teremos o maior prazer em atendê-lo!

No próximo artigo vamos abordar um pouco sobre MATRIZ DE PAPÉIS E RESPONSABILIDADES DO COMISSIONAMENTO. Afinal, é inimaginável acompanhar o cronograma e gerir o escopo sem que os membros da equipe de comissionamento tenham o devido conhecimento de suas responsabilidades no ciclo de vida de um projeto industrial.

Até a próxima!

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