A importância da formação dos grupos de comissionamento

A importância da formação dos grupos de comissionamento

No artigo anterior (veja aqui), conhecemos um pouco sobre o PCMsys e vimos a necessidade de ter um sistema de gerenciamento de comissionamento robusto, totalmente informatizado e desenvolvido com foco nas necessidades do cliente.

Hoje veremos como são formados os grupos de comissionamento e a extrema importância de ter uma equipe bem treinada, alinhada e qualificada.

Tudo começa pelo GERENTE (ou coordenador) DE COMISSIONAMENTO, que obrigatoriamente deverá ter formação em engenharia, ter atuação por pelo menos 5 anos em operação (processo) de unidades similares e participado diretamente de pelo menos dois projetos de grande porte.

É ele que irá gerenciar/coordenar os grupos, que ao todo são 3: o grupo de COMPLETAÇÃO MECÂNICA, de PRÉ-COMISSIONAMENTO e COMISSIONAMENTO. Cada um deles formados por profissionais que devem ter uma formação e experiência mínima para desempenhar suas funções.

Abaixo você encontrará alguns detalhes destes grupos e do perfil dos profissionais que deverão fazer parte deles:
 

GRUPO DE COMPLETAÇÃO MECÂNICA

O principal objetivo deste grupo é validar os testes, ensaios e verificações da completação mecânica realizadas pela empresa

montadora ou responsável pela instalação. O grupo deve ser composto por profissionais com perfil detalhista, criterioso, observador e bom senso de limpeza.

Ele deverá ser composto pelos seguintes profissionais:

COORDENADOR DE COMPLETAÇÃO MECÂNICA, obrigatoriamente com formação em engenharia, ter participado pelo menos de um projeto de grande porte e ter gerenciado a manutenção de uma unidade similar por pelo menos 5 anos.

ENGENHEIROS, todos eles devem pelo menos ter participado ao menos de um projeto de grande porte e ter no mínimo 3 anos de experiência em manutenção de uma unidade similar

PROJETISTA, com conhecimentos em sistemas CAD (computer aided design) e ter pelo menos 2 anos de experiência.

 

GRUPO DE PRÉ-COMISSIONAMENTO

Formado por ENGENHEIROS ou TÉCNICOS EM AUTOMAÇÃO, INSTRUMENTAÇÃO e ELÉTRICA especializados em testes individualizados de instrumentos, motores elétricos, painéis elétricos e sistema de supervisão e controle.

Os profissionais deste grupo deverão ter participado de pelo menos 2 projetos de capital e ter ao menos 5 anos de experiência em manutenção, inspeção ou calibração.

 

GRUPO DE COMISSIONAMENTO

Para cada etapa do comissionamento este grupo deve também ser composto por ENGENHEIROS e TÉCNICOS DE OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO da unidade do cliente.

Tanto os engenheiros quanto os técnicos deste grupo devem ter pelo menos 5 anos de experiência de comissionamento em:

• Subestações;
• Sistema de supervisão e controle;
• Fornecedores de equipamentos e pacotes de sistemas;

No comissionamento dos equipamentos de pátio, turbinas, caldeiras, fornos e etc, o engenheiro deverá ter 5 anos de experiência. Já para medições e diagnósticos de parâmetros mecânicos e elétricos os engenheiros ou técnicos deverão ter 7 anos de experiência.

Os mantenedores, operadores e engenheiros de unidade similar devem ter participado diretamente de um projeto capital e ter 5 anos de experiência em operação ou manutenção.

Você já deve ter percebido que a formação e a experiência dos profissionais envolvidos de cada grupo é de extrema importância para execução plena de todas as atividades que serão desempenhadas em cada etapa do trabalho.

Na PCM Comissionamento nossa equipe é uma das partes mais importantes da nossa empresa e que sempre estão em constante aprimoramento em nosso Commissioning Training PCM Center, um dos itens chaves para a excelência no atendimento de nossos clientes, sempre com a preocupação oferecer as soluções mais adequadas e efetivas para que um empreendimento industrial atinja o sucesso.

Gostaria de conhecer mais sobre nosso trabalho? Entre em contato conosco pelo site ou se preferir, pelo telefone +55 (31) 3370-0676. Teremos o maior prazer em atendê-lo!

No próximo artigo, vamos falar um pouco sobre a preparação e organização das reuniões da coordenação destes grupos. Ninguém quer uma reunião improdutiva e que pode afetar todo o andamento do projeto, não é mesmo?

Até a próxima!

loading