Requisitos de Comissionamento Fornecedor e Fabricante

Requisitos de Comissionamento Fornecedor e Fabricante

Conforme escopo estabelecido do contrato de fornecimento, as inspeções e testes ou ensaios de: completação mecânica, pré-comissionamento e comissionamento podem ser realizados nos fabricantes ou fornecedores de pacotes. Contudo, isso não significa que as mesmas inspeções e testes ou ensaios, ou parte delas não precisam posteriormente ser realizados durante ou após as instalações na unidade do empreendimento.
 

ENSAIOS E TESTES DE DESEMPENHO DE EQUIPAMENTOS

Os protocolos de registros dos ensaios destrutivos e não destrutivos tais como: hidrostático, ultrassom, tração, compressão, balanceamento, inspeção visual, medição de folgas de ajustagem deixadas, isolamento, etc, de componentes e/ou equipamentos devem fazer parte integrante do “data book” dos fabricantes ou fornecedores e devem atender aos requisitos técnicos contratuais.

Para a realização dos testes de desempenho e levantamento de curvas nas instalações do fabricante ou fornecedor devem ser compactuados com o coordenador de comissionamento para acompanhamento e validação. Os relatórios de registros dos testes de desempenho devem fazer parte integrante do “book” de comissionamento.
 

VÁLVULAS E INSTRUMENTOS

Os fornecimentos dos certificados de calibração de válvulas de: controle, on/off, segurança e instrumentos, devem ser realizados pelos fabricantes com selo e rastreabilidade aprovados pelos órgãos competentes.

A empresa responsável pela montagem eletromecânica deverá realizar os testes de funcionalidade das válvulas e instrumentos no site.
 

TESTES DE SISTEMAS DE SUPERVISÃO E CONTROLE

Os testes de plataforma (simulação de processo, intertravamento, alarmes, etc.) dos sistemas de automação devem ser realizados nos fabricantes, com acompanhamento e validação do grupo de operação assistida.
 

TESTES FUNCIONAIS EM PAINÉIS ELÉTRICOS

Nos testes funcionais devem estar previstos a verificação (pelo menos um instrumento de cada modelo/fabricante) no caso da existência de instrumentos/relés inteligentes.

Gostaria de conhecer mais sobre nosso trabalho? Entre em contato conosco pelo site ou se preferir, pelo telefone +55 (31) 3370-0676. Teremos o maior prazer em atendê-lo!

Para o próximo artigo traremos alguns detalhes sobre os Fornecedores e Pacotes (Turn Keys) do livro, MELHORES PRÁTICAS DO COMISSIONAMENTO de autoria de Marco Vaz, CEO da PCM Comissionamento.

Até a próxima!

loading