Requisitos Técnicos Mínimos  – Obrigações do Cliente e da Contratada

Requisitos Técnicos Mínimos – Obrigações do Cliente e da Contratada

Continuando a série de artigos sobre os requisitos técnicos mínimos para a contratação de serviços de comissionamento, hoje vamos abordar sobre o cumprimento necessário das atividades do vínculo entre Cliente e Contratada.

Das obrigações do Cliente estão inclusas o fornecimento de todos os documentos técnicos de engenharia necessários para os serviços de comissionamento, além disso, deverá disponibilizar à Contratada as cópias impressas dos projetos detalhados e promover treinamento e certificação dos profissionais da contratada em Segurança e Saúde Ocupacional e Meio Ambiente.

A empresa Contratada para o comissionamento deverá atuar e apoiar o cliente nas correções necessárias para que o empreendimento atinja os objetivos e necessidade do cliente. Entre as atividades obrigatórias, estão incluídas:

• Entregar o manual de procedimentos e instruções de trabalho de seu contato e garantir que as atividades estão sendo realizadas conforme previsto;

• Preparar matriz de papéis e responsabilidades;

• Controlar e verificar toda a documentação exigida pelo Cliente relativa ao pessoal contratado, incluindo solicitação de treinamentos de Saúde e Segurança Ocupacional, solicitação de exames médicos, documentação trabalhista, solicitação de alimentação de renovação de exame médico, solicitação de cancelamento de acesso;

• Fiscalizar a situação trabalhista dos seus empregados, bem como a capacitação técnica dos mesmos para o exercício da função proposta;

• Preencher a documentação e observar toda norma, instrução relativa à entrada e saída de equipamentos, ferramentas e materiais;

• Controlar e verificar toda a documentação e observar toda norma, instrução relativa à entrada e saída de equipamentos, ferramentas especiais e materiais;

• Controlar e verificar toda documentação relativa à garantia de qualidade das atividades de comissionamento;

• Fiscalizar a instalação do canteiro no seu recebimento e entrega para o Cliente, bem como a desmobilização de pessoal contratado e a limpeza das áreas dos trabalhos;

• Cumprir todos os requisitos de gestão ambiental do Cliente no seu canteiro;

• Controlar a solicitação de documentos técnicos e cuidar da distribuição para os envolvidos de toda a documentação necessária à execução dos serviços de comissionamento;

• Garantir que todo o escopo do contrato está sendo cumprido adequadamente;

• Garantir qualitativa e quantitativamente a execução do contrato, objetivando o cumprimento do escopo, normas e padrões de qualidade definidos com a emissão de relatórios de progressos e tendências, destacando-se:

— Documentação e controle relativos ao cumprimento das legislação trabalhista e social pelos contratados;
— Documentação e controle relativos ao cumprimento da Legislação e Normas de Segurança, Medicina e Higiene do Trabalho pelos contratados;
— Documentação e controle quanto ao cumprimento da legislação e procedimentos do Cliente relativa à proteção ao meio ambiente pelos contratados;
— Manutenção das condições do canteiro de obras de seu contrato quanto à higiene, segurança, meio ambiente e qualidade de vida.

• Implantação das programações de execução dos serviços contratados em conformidade com os padrões e planejamento do Cliente, realizando os acompanhamentos físico, econômico e técnico;

• Atuar efetivamente no campo, principalmente durante a execução de atividades importantes ou críticas, quando a presençå deve ser em período integral;
Estabelecer e garantir junto ao Cliente os indicadores dos serviços de acordo com os termos contratuais;

• Diligenciar a utilização de equipamentos e materiais necessários ao comissionamento junto ao almoxarifado do Cliente até o término do contrato;

• Controlar o cumprimento dos marcos contratual;

• Emitir as medições dos serviços, junto com a memória de cálculo, conforme cláusula contratual;

• Elaborar e controlar a lista de pendências do contrato, gerenciando seu atendimento integral;

• Apoiar o Cliente na entrega final do empreendimento junto à área cliente, inclusive quanto à documentação técnica;

• Participar da emissão dos Termos de Recebimento Provisório, Definitivo e de Encerramento contratual;

• Formalizar a liberação de atividades;

• Emitir os relatórios diários de obras em detalhes, principalmente os itens:

— Serviços executados;
— Efetivos de pessoal;
— Quantidades de equipamentos;
— Condições climáticas.

• Elaboração do relatório mensal de atividades de seu contrato em conformidade com os padrões e as orientações do Cliente;

• Apoiar o Cliente na exigência das garantias contratuais junto aos fornecedores contratados envolvidos nos serviços, tais como, manuais, desenhos e documentos “conforme construídos”;

• Manter o sistema informatizado de gerenciamento do comissionamento atualizado, PCMsys, diariamente;

• Disponibilizar informações confiáveis sobre a posição do andamento dos trabalhos das etapas de planejamento, completação mecânica, pré-comissionamento e comissionamento, tais como: protocolos entregues pela montadora, lista de pendências, as built, desvios ou ausência de informações de documentos de engenharia e fornecedores, etc;

• Informar e documentar sobre desvios encontrados e recomendações propostas;

• Conduzir reuniões semanais durante a etapa do planejamento e diárias durante as etapas de complementação mecânica e pré-comissionamento;

• Emitir relatórios “baseline” para os equipamento dinâmicos, durante a etapa de comissionamento (testes com e sem carga) e operação assistida.

Como pode perceber, o assunto é muito detalhado e é necessário o controle e a documentação de todos estes dados. Na próxima semana, vamos abordar sobre os Requisitos Técnicos Mínimos – Plano e Book de Comissionamento.

Gostaria de conhecer mais sobre nosso trabalho? A equipe da PCM Comissionamento possui grande expertise para executar com excelência todos os trabalhos necessários no comissionamento. Entre em contato conosco pelo site ou se preferir, pelo telefone +55 (31) 3370-0676. Teremos o maior prazer em atendê-lo!



Até a próxima!

loading