Segurança no processo de Comissionamento

Segurança no processo de Comissionamento

Para garantir toda a segurança no processo de comissionamento e torná-lo muito mais fortalecido, devemos considerar:

• Apoio ao atendimento para a execução dos testes e ensaios requeridos durante os trabalhos das etapas do processo de comissionamento, de modo a permitir a detecção de problemas e defeitos críticos, eliminando, minimizando ou mitigando possibilidade de incidentes, riscos de danos materiais e acidentes pessoais futuros.

• Maior integração e melhor conhecimento (riscos, perigos e açoes prevencionistas) do grupo de segurança do empreendimento, para com os trabalhos das etapas de comissionamento

• Trabalhos entre diversas empresas e com profissionais diferentes qualificações e multidisciplinares, atuando relativamente ao mesmo tempo e local, gerando condições inseguras.

Medidas prevencionistas, riscos e perigos de saúde, segurança e meio ambiente devem ser consideradas nos procedimentos específicos de segurança do empreendimento
 

TESTES HIDROSTÁTICOS, RECALQUE E ESTAQUEIDADE

Os testes hidrostáticos, recalque e estaqueidade em tanques atmosféricos, vasos de pressão, caldeiras e tubulações são requeridos e necessários nos projetos, como o objetivo do atendimento às normas e procedimentos entre outras, tais como:

• Normas internacionais ASME/ANSI B-31.3 e DIN-
• Normal governamental NR-13
• Especificações ou procedimentos do cliente

Além do atendimento às normas e procedimentos, a comprovação dos testes fornece a rastreabilidade e garantia do equipamento, tubulações e acessórios, quanto à possíveis acidentes ou incidentes futuros, que podem levar a danos materiais e pessoais.

Normalmente a evidência dos testes hidrostáticos e estaqueidade, fornecem bônus ao valor segurado da unidade, quando for o caso

Descrição da Atividade

A atividade se resume em adicionar água aos equipamentos e tubulações, gradativamente até o completo enchimento, sendo a seguir pressurizada (no caso de vasos de pressão e tubulações). Normalmente a pressão de teste é cerca de 1 (uma) vez e meio a pressão de projeto, 03 (três) vezes a pressão da operação.

A pressão de teste é definida pela engenharia e é função entre outras: de variáveis de processo (temperatura, pressão, vazão, etc), do material e das dimensões ds equipamentos ou tubulações.

O produto para utilização nos testes deve ser água industrial ou de serviços. A temperatura da água utilizada para teste deve ser cerca de 18º a 22º Celsius.

O descarte do produto (água) deverá ser definido caso a caso, avaliando, inclusive a possibilidade de reutilização em outros testes.

Para o caso de utilizar outro produto nos testes, que não seja a água, deverá elaborar um procedimento específico considerando os riscos, prevenção e descarte.

Riscos e Perigos

O rompimento parcial ou total de bocais, ponto de soldas, portas e janelas de acesso ou outro acessório leva ao derramamento ou esguichamento de água e, em casos extremos podendo levar a danos no equipamento ou acessórios.

Os profissionais não envolvidos nos testes podem se assustar como o vazamento (esguicho ou derrame) do líquido, que dependendo da pressão ou do volume, aliado ao ruído, leva o indivíduo a movimentos bruscos, na tentativa de fuga, causando uma condição insegura.

Medidas prevencionistas

Isolar e sinalizar o local ao redor do equipamento, para o caso de testes em tanques atmosféricos e vasos de pressão.

Para os círculos de tubulações, sinalizar e informar aos profissionais não envolvidos nos testes, isolando somente nos locais onde houver juntas de expansão ou dilatação, quando necessário.

No percurso dos circuitos de tubulações, os profissionais não envolvidos nos testes, que devem estar trabalhando em locais próximos ou em pisos inferiores, devem estar cientes, quanto a possíveis vazamentos e que o produto é água, através do DDS, palestras, instruções e permissões de trabalho, etc.

Responsabilidades

A responsabilidade sobre a execução dos testes é da empresa montadora.
 

DEMAIS TESTES E ENSAIOS

Todos os testes, ensaios e atividades que requeiram cuidados especiais, aliado ao envolvimento de equipes e empresas distintas trabalhando no mesmo local ao mesmo tempo, entre outras, conforme relação relacionada logo abaixo – deve possuir procedimentos e recomendações específicas sobre segurança, saúde e meio-ambiente – assim sendo:

• Flushing de linhas;
• Testes pneumáticos;
• Ensaios de raio X e gama;
• Testes com tensão aplicada (Hi-pot)
• Energização em painéis elétricos e equipamentos para testes de completação mecânica e pré-comissionamento;
• Testes com carga e sem carga de pacotes de comissionamento;
• Instrumentos radioativos;
• Trabalhos de eliminação de pendências “B” em locais próximos a pacotes e sistemas já comissionados e liberados para a operação;
• Trabalhos de montagem em locais próximos de pacotes ou sistemas liberados para o comissionamento;
• Energização de subestações;
• Secagem e refratários;
• Sopragem de linhas de vapor superaquecidos;
• Decapagem e passivação de linhas, tanques e chaminé;
• Tratamentos térmicos e alívio de tensão.

Para o próximo artigo traremos alguns detalhes sobre a elaboração do Book de Comissionamento do livro, MELHORES PRÁTICAS DO COMISSIONAMENTO de autoria de Marco Vaz, CEO da PCM Comissionamento.

Gostaria de conhecer mais sobre nosso trabalho? A equipe da PCM Comissionamento possui grande expertise para executar com excelência todos os trabalhos necessários no comissionamento. Entre em contato conosco pelo site ou se preferir, pelo telefone +55 (31) 3370-0676. Teremos o maior prazer em atendê-lo!

loading