Você sabe quais são os 8 eventos específicos do planejamento do comissionamento?

Você sabe quais são os 8 eventos específicos do planejamento do comissionamento?

O comissionamento é uma importante ferramenta de qualidade, que usada corretamente tem um impacto econômico positivo, ao encontrar a tempo respostas para problemas no andamento da obra ou correções a tempo de evitar retrabalhos dispendiosos que afetam mesmo o cronograma da instalação.

O Planejamento do Comissionamento, compreende a elaboração, definição, preparação e execução de eventos específicos. Conheça mais um pouco dos detalhes sobre cada um destes eventos do planejamento do comissionamento e do suporte operacional:
 

ELABORAÇÃO DO PLANO DE COMISSIONAMENTO

O plano consiste nas premissas, definições e estratégicas para a formação dos grupos, contratações de serviços, custos, responsabilidades, organograma, histogramas, cronograma de comissionamento dos pacotes entre outras.
 

DEMARCAÇÃO DOS PACOTES, CRUZAMENTO DOCUMENTOS E PREPARAÇÃO DO ESCOPO

Demarcação dos pacotes de comissionamento sobre os desenhos do projeto (P&ID’s e unifilares), cruzamento das informações dos documentos de engenharia / fornecedores e preparação do escopo dos trabalhos de campo no sistema informatizado de gerenciamento.
 

ELABORAÇÃO DOS PROCEDIMENTOS POR PACOTE DE COMISSIONAMENTO

Descrevem os preparativos, insumos, recursos, ferramentas, critérios de aceitação, resultados esperados, responsabilidade, custos e passo a passo para os testes sem e com carga. Em geral, um procedimento por pacote.
 

ENTREGA DOS PROTOCOLOS DE COMPLETAÇÃO MEC NICA POR PACOTE DE COMISSIONAMENTO

Listas de verificações e/ou formulários de registro de testes e ensaios de completação mecânica em 100% dos itens físicos tagueados do projeto.
 

SOLUÇÃO DE PENDÊNCIAS CATEGORIA “A” POR PACOTE DE COMISSIONAMENTO

Pendência impeditiva – implica que o item possui algo anômalo ou que precisa de correção antes da emissão do certificado de transferência de custódia dos pacotes para o comissionamento.
 

SOLUÇÃO DE PENDÊNCIAS CATEGORIA “B” POR PACOTE DE COMISSIONAMENTO

Pendência não impeditiva – implica que o item possui algo anômalo ou que precisa de correção, mas que esta pendência pode ser programada e corrigida até o fim do comissionamento.
 

ENTREGA DE CERTIFICADOS DE TRANSFERÊNCIAS DOS SISTEMAS DE COMISSIONAMENTO E PERIFÉRICOS PARA A OPERAÇÃO

Processo formal de entrega dos sistemas de comissionamento e periféricos. Os sistemas de comissionamento normalmente são considerados como área/subárea do projeto. Os periféricos são sistemas não comissionáveis, tais como: almoxarifado, vestiários, portaria, arruamento, etc.

Gostaria de conhecer mais sobre nosso trabalho? Entre em contato conosco pelo site ou se preferir, pelo telefone +55 (31) 3370-0676. Teremos o maior prazer em atendê-lo!

Até a próxima!

loading