Conheça o modelo de comissionamento PCM Comissionamento
GARANTIA DE QUALIDADE E FUNCIONAMENTO
O modelo seguido pela PCM Comissionamento foi introduzido em 2001 pela empresa Norsk Hydro no projeto para expansão da Alunorte, hoje a maior refinaria de aluminia no mundo. Baseado em norma: Z-CR-007, metodologia MC&C da Norsok Standard, foi publicada na Noruega em 1993.
A PCM Comissionamento, através de seu sócio Marco Vaz, foi responsável pelo desenvolvimento e implementação do modelo na Vale, uma das maiores mineradoras do mundo, que em 2009 normatizou a aplicação do modelo de comissionamento em todos os seus projetos.


CONCEITO
O comissionamento antes do modelo eram de responsabilidades dos próprios fornecedores ou montadoras. Onde normalmente na grande maioria não exercem interesses e nem responsabilidades pela integração com os demais fornecedores e projetistas. Indiretamente passam a se beneficiar pelas falhas desta integração, proporcionando uma folga maior para cobrirem dos seus próprios atrasos. Infelizmente estas falhas só eram detectadas durante o comissionamento, já próximos do startup.
O comissionamento foi praticado durante anos, pelos profissionais do ramo de projetos e de construções de empreendimentos industriais, que acabaram adquirindo o habito de considerar sempre os atrasos de obras como normais e já eram sempre esperados por eles.
O modelo de comissionamento MC&C tem o propósito de gerenciar toda conclusão da obra, através de um software específico que organiza e disciplina todo o processo de entrega da montagem e construção, resultando em uma transição suave, segura, com qualidade e transparente para a operação do cliente
Certificar de quer as instalações foram executadas conforme o projetado e especificado pela Engenharia.
Assegurar antes de receber as instalações, totalmente testadas e perfeitamente funcionando.
Implementação dinâmica (puxar a conclusão da obra) para atender a data de partida da unidade (start-up).
OBJETIVO
A implementação modelo de comissionamento MC&C, seguido pela PCM Comissionamento, tem como objetivo principal:
Assegurar que todas as atividades das etapas do comissionamento serão realizadas, com plena segurança pessoal e dos equipamentos até a data programada do start-up e proporcionar confiabilidade operacional no ramp-up.
Assegurar que o modelo de comissionamento MC&C, juntamente com um software específico organize e discipline todo o processo de entrega da montagem e construção, resultando em uma transição suave, segura, com qualidade e transparente para a operação do cliente.
Proporcionar aos Gerentes de Projetos meios para agir em tempo hábil a tomar decisões gerenciais para recuperação de atrasos pontuais e cenários críticos de construção e montagem e continuar mantendo a data do start-up do empreendimento.
DECISÕES SEMPRE BASEADAS EM ANÁLISES
Clique nos ícones e conheça mais detalhes das etapas do modelo de comissionamento seguido pela PCM Comissionamento.
Etapa 1 • PLANEJAMENTO DE COMISSIONAMENTO
Plano de Comissionamento
Estratégias para formação dos grupos e contratos para comissionamento;
Definição dos pacotes de comissionamento;
Cronograma dos pacotes de comissionamento;
Organograma e historiograma.
Execução: Detalhamento da execução
Demarcação dos Pacotes de Comissionamento;
Cruzamento dos documentos de engenharia/fornecedores e preparação dos escopo dos trabalhos de campo do comissionamento;
Elaboração dos procedimentos de comissionamento dos pacotes;
Programação, acompanhamento e controle da execução das atividades de completação mecânica, pré-comissionamento e comissionamento.
Etapa 2 • COMPLETAÇÃO MECÂNICA
1- Cruzamento dos documentos de engenharia / fornecedores e preparação dos protocolos requeridos para a Completação Mecânica:
Mitigar ou eliminar existência de erros ou discrepâncias entre os dados e informações técnicas com o cruzamento dos documentos de engenharia e fornecedores, na preparação dos protocolos de verificação e testes requeridos de completação mecânica.
Programar e preparar os protocolos X itens tagueados, para as atividades de verificações e testes das etapas de completação mecânica no sistema informatizado de gerenciamento do comissionamento.
2- Preparação do escopo dos trabalhos de completação mecânica:
Nesta etapa 100% dos itens tagueados e não tagueados (objetos) de todas as disciplinas devem ser validados pela empresa de Comissionamento, através dos protocolos (check list) de completação mecânica, levantando e classificando as pendências para correção pela montadora, antes da passagem de custodia da construção para o comissionamento.
3- Assinatura dos protocolos de completação mecânica:
Todos os itens tagueados e objetos das instalações do projeto deverão ser inspecionados, validados através dos protocolos de verificação e protocolos de registro de testes, assinados por profissionais distintos (03 assinaturas).
4- Confirmação da qualidade da montagem
Através dos protocolos de testes e verificações estáticas da construção das instalações, conforme as especificações, normas e desenhos pertinentes do empreendimento.
5- Gerenciamento do progresso da conclusão da montagem e pendências:
Com as entregas dos protocolos e pendencias geradas são atualizados no software, permitindo emitir relatórios gerenciais e curvas de tendências.
O índice de acompanhamento gerencial que melhor representa o final do empreendimento são os índices de completação mecânica, conforme PR-G-305 são:
Entrega de protocolos de completação mecânica;
Certificados de transferências de custodia dos pacotes de comissionamento da Construção para o Comissionamento;
Gráfico de pendências.
Etapa 3 • PRÉ COMISSIONAMENTO
Os testes de pré-comissionamento são realizados com a energização dos itens tagueados e componentes definitivos do projeto, que compreendem: comunicações e configurações do sistema de controle, malhas de controle, intertravamento, motores elétricos desacoplados e unidades hidráulicas ou lubrificação.
Etapa 4 • COMISSIONAMENTO
Os testes de comissionamento são realizados por subsistemas (pacote de comissionamento) definidos como:
TESTES SEM CARGA: testes de subsistemas integrados de comissionamento envolvendo os equipamentos, instrumentos e componentes sem introduzir qualquer tipo de carga (produto).
TESTES COM CARGA: testes de subsistemas integrados de comissionamento introduzindo carga (produto).
Etapa 5 • OPERAÇÃO ASSISTIDA
Profissionais atuando como parte da equipe local do cliente de forma a executar uma determinada atividade e ao mesmo tempo proporcionar a transferência de know-how para a equipe do cliente em relação aos produtos e soluções fornecidos pela PCM Comissionamento, afim de minimizar o risco na implantação de novas tecnologias ao mesmo tempo que é proporcionada a condição para transferência da tecnologia envolvida até que as equipes locais possam reassumir as atividades com sua própria equipe.